terça-feira, 23 de março de 2010

Vale a pena conferir- Click



O filme apresenta uma séria reflexão sobre a correria do mundo atual. Michael Newman (Adam Sandller) é um pai de família em busca do sucesso profissional, que se encontra desafiado a administrar bem o seu tempo, olhando acima de tudo para a melhoria de seu desempenho profissional e o aumento de sua renda financeira. O cansaço do trabalho o faz dormir pesadamente sobre uma cama em uma loja. Durante seu pesado sono sonha encontrar e possuir um controle remoto que controla todos os eventos de sua vida. A partir de então, usa o controle e rapidamente consegue realizar todos os seus sonhos, visto que avança sua própria vida para o tempo da conquista de sua meta.

O doutor que lhe forneceu o presente se revela então como o anjo da morte, e lhe mostra todos os momentos que perdera, dentre eles a partida de seu próprio pai. Michael então se vê obeso, doente e reflete sobre suas perdas e seus ganhos. Percebe que perdeu sua vida buscando riquezas. Michael conclui que perdeu momentos importantíssimos de sua vida, não deu a importância devida à família. Internado muito doente recebe a visita de seu filho dentre outras pessoas, percebe então que o filho está seguindo o mesmo destino, que após o casamento está indo a uma viagem de negócios e não à lua de mel. Michel desvencilha-se dos equipamentos médicos e sai correndo a procura do filho, cai na rua gritando pelo seu rapaz, sob os cuidados do filho, no momento final de sua vida deixa a mensagem principal do filme de que a família é mais importante. É preciso ver o filme com entendimento e criticidade, visto que a mensagem trabalhada no filme não é de desvalorização do trabalho e muito menos da desvalorização da busca da excelência profissional, mas sim de que se faz necessário buscar um equilíbrio entre a excelência profissional e a excelência do convívio familiar. Ao homem do século XXI é imprescindível compreender o que realmente é importante. Não viva para trabalhar, trabalhe para viver, mas trabalhe com muita responsabilidade e compromisso com a empresa, utilize bem o tempo de trabalho, assim você conquistará a confiança de seu líder. Não esqueça! O modo de produção é capitalista, mas você pode se comportar de outro modo, não acumulando riquezas na terra, onde a traça e a ferrugem destroem - palavras de Jesus Cristo de Nazaré, Deus dos cristãos, inclusive de muitos que estão enriquecendo e caindo na armadilha do acúmulo de capital.

Para Refletir

1- Consumimos, consumimos e consumimos. Mas realmente do que precisamos para atingir a felicidade? Será que a tão sonhada TV de última geração é o que nos fará chegar ao êxtase? Ou o carro do ano é que nos trará a alegria? Talvez aquela casa na praia ou as férias no exterior sejam as respostas aos nossos anseios... Seria interessante que nas escolas se fizesse um trabalho para o surgimento de gerações futuras de consumidores mais conscientes de seus direitos, responsabilidades e, principalmente, necessidades. E como um filme da estirpe de “Click” nos ajuda nesse quesito? A produção dirigida por Frank Coraci nos coloca em contato com a idéia de que a felicidade reside naquilo que compramos, no que podemos ter... E não no que realmente importa... Que tal incitar um projeto sobre o consumo consciente a partir de um debate tendo esse filme como base?

2- Família é a mais importante instituição humana. É em nossas casas que encontramos a segurança, o carinho, o apoio, a paz e o amor que precisamos (ou pelo menos deveria ser). Apesar disso, dedicamos menos tempo à família e, mesmo quando estamos em nossos lares, muitas vezes estamos distantes e alheios aos filhos e cônjuges, aos irmãos e aos pais. “Click” também coloca essa situação em destaque e ainda nos provoca a repensar as relações familiares. A escola pode e deve trabalhar idéias de integração familiar e de maior valorização das relações entre as pessoas que vivem num mesmo lar. Que acham de criar projetos que contemplem essa questão? Enviem sugestões...

3- Um trabalho interessante para ser realizado nas escolas tendo por base a tecnologia (evidenciada no filme a partir do controle remoto universal) seria fazer um levantamento da evolução dos equipamentos domésticos vivida pela humanidade nos últimos 30 ou 40 anos. Só para se ter uma idéia, no início dos anos 1970, ter uma televisão em casa era situação rara e vivida apenas por famílias abastadas. TV colorida então,... Hoje em dia, em casas de classe média para cima, há praticamente um aparelho em cada cômodo da casa. Como isso afeta as relações familiares? E os outros aparelhos, de que modo alteraram a rotina doméstica? Quais foram os benefícios da incorporação de tantos equipamentos? E os malefícios?

Nenhum comentário:

Postar um comentário