quinta-feira, 13 de maio de 2010

REUNIÃO GERAL DE FORMAÇÃO - 08/05/2010

Reunião Geral de Formação – 08/05/2010

Formadora: Walquíria (Coordenadora do Setor D)
Tema: Coordenador de Grupo de Oração

Passos para reconstruirmos nossos Grupos de Oração


1. Unidade
“Todo o povo se reuniu como um só homem em Jerusalém” (Esdras 3,1)

Nós precisamos nos tornar um. Quando o nosso Grupo de Oração não vai bem sempre procurar alguém ou algo para colocar a culpa... culpa da intercessão pois não está orando, ou do núcleo que não vai bem...
Precisamos dar passos concretos.
Devemos amar os nossos pastores, pois Deus o confiou para estar a frente da Arquidiocese, do Setor, do Ministério, do Grupo de Oração com intuito de guiá-los com amor e dedicação e de colaborarem com este grande projeto de reconstrução.

2. Reconstruir sobre a base antiga

“Reconstruíram o altar sobre as antigas bases..”
(Esdras 3,3)


Devemos reconstruir sobre o que já está pronto.
Devemos dar passos concretos para a reconstrução dos nossos grupos. Devemos refletir se já tomamos passos concretos. Deus deseja que tomemos passos concretos.
Para que você coordenador dê esses passos concretos fiquem atentos a esses pontos:

1. O coordenador precisa ter consciência do seu papel
O Coordenador do Grupo de Oração não é apenas aquele servo que tem acesso a chave da capela e o primeiro servo a chegar no Grupo de Oração. O Coordenador de Grupo deve evangelizar, administrar, pastorear, liderar seu grupo. O Coordenador de Grupo deve amar seu grupo até doer.
Meditemos o Salmo 68,10 “É que o zelo de vossa casa me consumiu, e os insultos dos que vos ultrajam caíram sobre mim”, este belo Salmo nos mostra claramente como nós líderes iremos muitas vezes ser incompreendidos, mais devemos prosseguir decididamente.
Devemos usar as armas que o Senhor nos deu, devemos nos consumir pelo seu Reino.
Muitas vezes nós temos medo.
Deus poderia ter escolhido outra pessoa que possua mais talentos, dons, títulos, conhecimento, mais Deus nos escolheu. Entretanto Deus nos escolheu e só nos resta abraçar este chamado e nos consumir.
Devemos amar os irmãos, mais não devemos deixar de corrigi-los.
Deixemos de ser covardes, deixemos que a casa do Senhor nos consuma.


2) O Grupo de Oração tem a cara do Coordenador
Devemos ser líderes orantes.
No dia do nosso grupo devemos estar em prontidão, em jejum. O dia do nosso grupo de oração é o dia em que devemos acordar cedo e se por acaso não podermos realizar a prática do jejum que possamos exercitar a prática do silêncio, enfim ofertar ao Senhor o nosso dia.
Devemos reunir o núcleo e discernir um dia para realizarmos a prática do jejum.
Devemos buscar a Eucaristia e a Adoração diariamente.
Nós entramos muitas vezes num processo de ativismo e devemos estar em comunhão com Deus e vivermos em unidade.
Nós muitas vezes criticamos a liderança questionando porque tantas reuniões e também por eles solicitarem alguma contribuição para a realização de qualquer evento e muitas vezes somos egoístas pois nos esquecemos que muitos irmãos já se doaram para que hoje nós estivéssemos aqui...
Reflitamos João 15,5 “Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”. Devemos dar frutos, pois devemos permanecer ligado à Cristo.
Quando comungamos Jesus Eucarístico, todo nosso ser se torna Eucarístico.

3) Conhecer o Carisma do seu Grupo
Quando conhecemos o carisma do nosso grupo, saberemos as necessidades e trabalharemos com eficácia.
A medida que eu conheço o carisma vou ter conhecimento do plano de Deus para o nosso Grupo.
O que Deus nos quer revelar?
Nós iremos prestar conta de cada ovelha do nosso grupo.
Devemos avaliar a reunião do nosso grupo, do nosso núcleo, pois muitas vezes torna-se apenas uma oportunidade para simplesmente lamentarmos.
Abandonemos-nos, nos esvaziemos, nos reunamos para fazermos a vontade do nosso Deus.
Não existe coordenador, ministério sem renúncia.
Devemos nos preocupar em formar novos líderes melhores que nós.
Meditemos Jeremias 48,10: “Maldito aquele que faz com negligência a obra do Senhor! Maldito o que recusa o sangue à sua espada”. Maldito significa “fora da graça” e nós como líderes estando fora da graça o nosso grupo conseqüentemente estarão fora da graça... voltemos a praticar obras de penitência.


4) Planejamento
Precisamos planejar nossos grupos de oração. Traçar metas, objetivos. Devemos promover ações de acordo com a realidade do nosso grupo.
Traçar planos de ação para colocarmos o plano de Deus em ação. Isso irá gerar credibilidade e em seguida os servos do grupo seguirão o coordenador.
Não devemos carregar defuntos ou abortos espirituais (pessoas que não nasceram de novo), não é que devamos excluí-las, devemos sim acompanhá-las e nos preocuparmos em formá-las, acompanhá-las espiritualmente.


5) Caminhar em obediência
É agradável a Deus caminharmos em obediência.
A RCC está nossas mãos à medida que nos mergulhamos, nos lançamos.
Quando Deus nos colocar o nome de um(a) irmão(a) para trabalhar conosco, fazer parte do núcleo, ou ser responsável por um ministério devemos colocar o nome deste irmão para a intercessão rezar e confirmar juntamente conosco a vontade do Senhor.
Nós como líderes devemos pastorear, tratar, promover retiros para o nosso grupo, retirá-los em oração, motivar as pessoas, reconstruir as muralhas.
As ovelhas têm uma visão pequena. Os pastores já tem uma visão melhor o que fará com que a ovelhinha não se perca, não se fira... Os pastores devem possuir uma visão ampliada. É isso que Ele deseja realizar conosco neste sábado (08/05/2010) ampliar a nossa visão como coordenadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário